Pelo menos 12 cabeças de gado bovino morreram, Terça-feira, na comuna da Cumbila, 51 quilómetros da sede do município do Londuimbali, província do Huambo, após serem atingidas por uma descarga eléctrica, na sequência das chuvas.
O facto, de acordo com uma nota do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros chegada, essa Quartafeira, à ANGOP, ocorreu por volta das 17 horas, quando os respectivos animais foram colocados debaixo de uma mangueira, enquanto chovia e trovejava intensamente na localidade.
A ocorrência, lê-se, aconteceu justamente no momento em que os pastores se preparavam para regressar a casa com o gado, pertencente a seis cidadãos que clamam pelo apoio das autoridades, tendo em conta os dados causados, principalmente, pelo facto de se tratar de animais que têm auxiliado a produção agrícola.
Segundo a comunidade, trata-se da primeira vez que tal fenómeno natural ocorre na localidade.
Desde o início das chuvas, em Setembro de 2023, várias residências e infra-estruturas públicas, incluindo escolas e templos de igrejas, têm sido destruídos em consequência das chuvas, acompanhadas de rajadas de vento em quase todos os municípios da província do Huambo, para além de dezenas de vítimas humanas por descargas eléctricas.
O município do Londuimbali, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com uma população estimada em mais de 181 mil habitantes, maioritariamente camponesa, sendo que é potencialmente agrícola e turística.