A província do CuanzaNorte regista, desde Dezembro de 2023, uma rotura de medicamentos para o tratamento da tuberculose, deixando 475 pacientes sem fármacos, informou a directora da Saúde, Maria Filomena Wilson.
Segundo a directora do Gabinete Provincial da Saúde, a região está sem medicamentos para os doentes que fazem tratamento ambulatório e internados que recebem assistência em várias unidades da província.
A maior parte dos doentes são acompanhados pelo Hospital Sanatório do Quilómetro Onze, arredores de Ndalatando, vocacionado ao tratamento de casos mais graves da doença.
A directora falava no lançamento do Projecto de Consultas Comunitárias “Sauidy ya Bixila”, termo Kimbundu, que significa “Saúde Chegou”, realizado Quarta-feira, na localidade da Pamba da Curva, município do Lucala (CuanzaNorte).
Informou que a província não recebe fármacos para esta doença desde meados de 2023, o que provocou a rotura do que havia em stock, em Dezembro último.
Salientou que o facto preocupa as autoridades sanitárias da província, que temem por um eventual agravamento da situação dos pacientes.
Esclareceu que os medicamentos para a tuberculose são adquiridos pelo Ministério da Saúde, que efectua, actualmente, diligências junto dos parceiros para a sua aquisição.
Segundo Filomena Wilson, os medicamentos para o tratamento da tuberculose não podem ser adquiridos livremente nos mercados.
“A aquisição é feita por encomenda aos fabricantes, através da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explicou a directora. Sobre o “Saúde Chegou”, disse ser um projecto de consultas nas comunidades, iniciativa do Governo do Cuanza-Norte que vai expandir-se aos 10 municípios da província, por via de equipas médicas móveis.
Na última Quarta-feira, mais de 200 pessoas beneficiaram do projecto de consultas médicas gratuitas, fármacos, testes rápidos de diagnóstico da malária e do HIV/Sida, medição da tensão arterial e da glicemia, entre outras.
O evento foi testemunhado pela vice-governadora do CuanzaNorte para o sector Político, Económico e Social, Luzia José.