A cooperativa 1º de Maio, a maior do perímetro Irrigado da Matala, na Huíla, prevê colher mais de 50 toneladas de feijão, a partir de Setembro do ano em curso, numa área de 15 hectares.
A produção é financiada pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA), através da cooperativa CWAM Angola que se dedica ao fomento da agricultura empresarial.
Em declarações ontem, Terça-feira, à ANGOP, o vice-presidente da cooperativa, Daniel Chiwale, avançou que a produção já tem compradores e mal saia do campo, o produtores já terão os recursos para preparar a próxima sementeira.
Afirmou que os constrangimentos de escoamento registados nos últimos anos “estão afastados”, dado que os clientes virão ao campo buscar a produção, pelo que espera aumentar o rendimento da cooperativa e melhorar as condições de vida das famílias.
O Perímetro Irrigado da Matala tem cerca de 11 mil hectares que se estendem em 42 quilómetros de canal, 7 mil dos quais explorados pela agricultura e os restantes para pasto. A cooperativa 1º de Maio conta com mais de 100 membros e produz, para além do feijão, o milho, batata, frutas e hortícolas.