A morosidade que se regista na emissão do Bilhete de Identidade, um pouco por todo o país, tem estado a preocupar os cidadãos que buscam, diariamente, os serviços de identificação na província da Huíla, onde o processo demora de três a seis meses
Na província da Huíla, o problema da morosidade na entrega deste importante documento será oficialmente ultrapassado este ano, com a construção no Lubango do primeiro Centro Regional de Emissão de Bilhetes de Identidade, como nos garante o chefe de departamento de identificação, da Delegação Provincial da Justiça, Custódio Singwe.
Segundo o chefe de departamento de Identificação Civil, o centro que será montado ainda no primeiro trimestre de 2023, vai servir também as províncias do Namibe e do Cunene. A ideia é reduzir o período de emissão do Bilhete de Identidade que até ao momento ainda se regista, e acabar com a preocupação dos utentes de todas as províncias que se fazem à região Sul.
Sem adiantar os custos da montagem do referido Centro Regional de Emissão do Bilhete de Identidade, Custódio Singwe revelou que com a sua entrada em funcionamento, o prazo de emissão do documento passará a ser de 48 horas, contra os actuais seis meses. “Luanda está a trabalhar nisso, para a construção e montagem dos Centros Regionais.
O que te- mos feito, a nível local, é trabalhar no sentido de se imprimir os Bilhetes, porque, até ao momento, as outras províncias apenas emitem e toda a impressão é feita em Luanda”, disse. Custódio Singwe voltou a reforçar que a demora que se verifica na emissão do Bilhete de Identidade se deve à centralização da sua emissão, o que vai deixar de acontecer a partir do primeiro trimestre.
Dezoito mil Bilhetes por se levantar
O Chefe de Departamento de Identificação Civil da Delegação Provincial da Justiça e Direitos Humanos disse que o seu departamento tem um total de 18 mil bilhetes por se levantar. O assunto é preocupante porque muitas vezes os utentes têm esta- do a reclamar da morosidade na emissão do documento, mas são estes mesmos que não vêm levantar o documento. “Por outra, os cidadãos reclamam da morosidade que ainda se regista no processo de emissão do BI, mas ainda assim, nós temos 18 mil bilhetes por se levantar, pelo que pedimos a todos os cidadãos que fizeram a emissão do seu bilhete que venham proceder ao levantamento”, recomendou.