Vinte e cinco famílias da comunidade Khoisan de Okafima (Oshimolo), município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiaram esta segunda-feira, de cestas básicas, visando suprir a carência alimentar.
Entre os bens entregues pelo comité Mister Cunene, consta arroz, farinha de milho, óleo vegetal, feijão, conservas, sal e produtos de higiene.
Em declarações à ANGOP, o Mister Cunene 2022, Aguinaldo Ngulano, disse que o gesto visa ajudar a minimizar as dificuldades alimentares das famílias vulneráveis.
Por serem uma comunidade nómada, disse que muitos deles não realizam produção agrícola e com as alterações climáticas enfrentam dificuldades alimentares. Entretanto, disse que os bens foram adquiridos com base num jogo solidário realizado no mês de Fevereiro, onde foi possível angariar vários bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene pessoal, assim como do apoio da comunidade mauritaniana e pessoas singulares.
Apelou aos empresários locais e organizações da sociedade civil a se juntarem a esta campanha de solidariedade.
De realçar que a comunidades khoisan, na sua condição de nómadas, para se alimentarem recorrem à prática da caça, recolha de frutos silvestres e à pesca artesanal.