Cerca de 60 pacientes acorrem, diariamente, ao Centro Materno Infantil da Comuna da Funda, acometidos da doença parasitária da Shistossomiase, informou ontem, Quinta-feira, em Cacuaco, o director clínico da unidade, Elias Costa
A infecção é causada por trematódeos sanguíneos do gênero Schistossoma, adquiridos transcutaneamente (pela pele) ao entrar em contacto com águas contaminadas.
Em declarações à imprensa, o responsável salientou que os números são preocupantes, pois se regista uma prevalência quase geral na comuna, atingindo crianças, adultos e mulheres grávidas.
“A prevalência é quase universal por termos rios e lagoas que atravessam a comuna, porque a Shistossomiase é um parasita de água doce e a população desta zona frequenta essas águas para vários fins, como higienização, lazer e pesca, indicando que há um grande foco de contaminação”, reforçou.
Por sua vez, a chefe de secção de saúde pública de Cacuaco, Maria Barbosa, fez saber que o município é considerado endêmico, devido às condições e a sua localização, pois as águas paradas são o habitat natural deste parasita transmissor da doença.
Acrescentou que, comparado ao ano 2022, estes primeiros quatros meses de 2023 já regista um número elevado, confirmando a necessidade de se fazer um trabalho de fundo.
Situado a Norte do centro da cidade de Luanda, o município de Cacuaco tem a extensão de 571 quilómetros quadrados, estando delimitado a Sul pelo município de Viana, a Este pelo do Icolo e Bengo, a Norte pelo Rio Bengo e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
Com uma superfície territorial de 572 Km ² e uma densidade populacional de 1.479 habitantes por Km ², o município de Cacuaco situa-se a Norte da província de Luanda.
É uma região cuja sede municipal encontra-se a cerca de 15 quilómetros da cidade de Luanda.