A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou, ontem, Terça-feira, o projecto de Decreto Presidencial que aprova o Plano Nacional da Leitura 2024-2027
O documento tem por objectivo massificar a leitura no seio da população, bem como a universalização do acesso à prática da leitura, a formação de mediadores de leitura, valorização institucional da leitura, bem como o incremento do seu valor simbólico, o desenvolvimento da economia do livro e a criação de um corpus literário angolano.
Segundo a ministra da Educação, Luísa Grilo, o referido plano contém as acções e metas a serem alcançadas durante o período em referência, visando contribuir, positivamente, no processo de implementação de medidas de políticas públicas para a melhoria da qualidade de ensino atendendo, de igual modo, os objectivos de desenvolvimento sustentável.
No domínio da cultura, a reunião, orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, apreciou o projecto de Decreto Presidencial que cria o Centro Cultural Manuel Rui, na província do Huambo.
A instituição está vocacionada para recolher, preservar e difundir os diferentes valores do património cultural angolano, bem como promover a produção de bens materiais e serviços de natureza educativa.
No final da reunião, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, disse que o referido centro visa, de igual modo, difundir o gosto pela cultura nacional, estimulando a participação das comunidades nos cursos vocacionais, seminários e palestras no domínio das artes, ciências e sobre figuras históricas nacionais e internacionais.