A seca, segundo a administradora municipal da Bibala, na província do Namibe, além de afectar directamente vários cidadãos, tem estado a prejudicou severamente a actividade agrícola e a pecuária
João Feliciano
Foto de Daniel Miguel, enviados a Malanje
E Para reverter a situação, que assola não só a província do Namibe, mas um pouco por toda região sul do país, está a ser executado um programa de combate à estiagem, que abrange todos os municípios.
O programa, de acordo com a administradora Luísa Arcanjo, tem estado a ser executado com “relativo grau de sucesso”.
“Dos nove projectos executado ao nível de todos os municípios da província, 10 pequenos sistemas de água são para o município da Bibala”, disse a administradora.
Investimentos na Saúde
Segundo Luisa Arcanjo, a Saúde é dos sectores do Namibe que mais investimentos beneficiou nos últimos anos, com o forte suporte para as infra-estruturas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ao sector da Saúde, no Namibe, ingressaram 225 novos profissionais, nas diferentes categorias.
A governadora lamentou o facto de, nos últimos meses, a província ter registado elevados casos de malária.
A taxa de incidência da doença, referiu Luisa Arcanjo, atingiu níveis superiores a 90 por cento, principalmente nos municípios da Bibala.
“Mas estamos a fazer um grande esforço para conter a doença”, explicou.
Com todos esforços que tem sido levado a cabo pelo executivo da província do Namibe, a administradora acredita que o seu município vencerá a edição deste ano do prémio de melhor município, no quadro do 10° Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre em Malanje entre os dias 9 e 10 de Agosto.