A associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) disponibilizou, ao público em geral, 50 vagas para jovens de nacionalidade angolana participarem de uma formação em em- preendedorismo, no próximo mês de Maio. Os mais destacados habilitam- se a bolsa de estudo nos Estados unidos da América (EUA)
A iniciativa denomina- da “Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talento”, tem a missão de despoletar o potencial e desenvolver as aptidões de empreendedorismo aos jovens e adolescentes, que forem aptos, durante o processo de selecção. Depois de aptos, participarão de uma formação com duração de seis meses, em Luanda.
De acordo com a organização, os candidatos devem ter entre 14 e 25 anos, e estar a frequentar ou ter concluído o Ensino Secundário ou Superior, sem que estejam, obrigatoriamente, empregados. Os seleccionados vão beneficiar de ser- viços de apoio à experimentação e aceleração de projectos e detecção de oportunidades. O presidente da Associação, Pedro Godinho, sublinha que a formação técnico-profissional é gratuita e abrange, além do empreendedorismo, áreas como as tecnologias de informação e comunicação.
“Nos próximos três anos, pelo menos 200 jovens angolanos terão acesso a subvenções financeiras ou bolsas formativas para pros- seguimento de estudos académicos através do PDPT. No final do ciclo, os jovens mais destacados serão indicados para receber bolsas em Angola e nos Estados Unidos da América”, disse. Depois do programa-piloto em Luanda, este ano, a iniciativa poderá também estender-se à província do Huambo e, posterior- mente, a todo país, dependendo de situações que não foram precisas.
Para a este ciclo formativo, o PDPT conta com o apoio de diversas entidades privadas, no âmbito das suas responsabilidades sociais corporativas, bem como instituições públicas, entre as quais a Fundação Bornito de Sousa, do antigo Vice-Presidente da República, que se dedica a projectos nos sectores da educação, juventude e inclusão digital e social, além da sustentabilidade ambiental. A Associação PDPT é uma instituição angolana de direito priva- do, sem fins lucrativos, constituída em 2020. Desenvolve programas de apoio a talentos e parcerias para estimular o empreendedorismo e as competências gerais e tecnológicas de crianças e jovens em idade escolar.