O Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) do Huambo iniciou, essa Segunda-feira, o processo de inscrição para o ingresso dos primeiros formandos em diversas áreas, informou, ontem, o director da instituição, Geraldo Pambassang
Trata-se, numa primeira fase, dos cursos de Higiene e Segurança no Trabalho, Controlo de Qualidade (na área de Metrologia), Data Cabling Sistem, Informática na Óptica de Utilizador, Fotografia e Edição Multimédia (Tecnologia de Informação e Comunicação), Electricidade Básica, Automação de Linhas de Produção, Hidráulica e Electro-hidráulica (Electricidade, Energias Renováveis e Mecatrónica).
Fazem parte, de forma inicial, os cursos de Soldadura por Eléctrodo Revestido, Torneamento Mecânico Convencional e Mecânica para Motores Diesel (área de Mecânica e Produção).
Em declarações à imprensa, o director CINFOTEC-Huambo, Geraldo Pambassange, disse que, nesta primeira fase, a instituição prevê disponibilizar 450 vagas, para mais de 10 cursos nos períodos da manhã e tarde.
Segundo o responsável, a instituição vai ministrar cursos técnicos de curta (aperfeiçoamento), média (qualificação) e longa duração, entre três meses e dois anos, totalmente inovadores e de alta complexidade.
Fez saber que, para a inscrição, os candidatos devem ter, no mínimo, a classe igual ou superior a 10ª, possuir duas fotografias do tipo passe e a cópia do Bilhete de Identidade.
Apesar das vagas limitadas, disse não existir, por enquanto, a data para o término das inscrições, sendo que o início das aulas está previsto para o primeiro trimestre de 2024.
Candidatos Por sua vez, Daniel Ngunza, de 27 anos, inscrito no curso de Mecânica para Motores Diesel, mostrou-se expectante com o início da formação, que vai contribuir para o melhoramento das suas habilidades técnico-profissionais.
António Francisco, de 25 anos, inscrito no curso de Data Cabling Sistem, disse ser uma honra poder vir a frequentar uma formação no CINFOTEC-Huambo, com diversas valências para o crescimento tecnológico do país.
Telma Coelho, representante de uma empresa industrial, disse serem áreas formativas de elevado interesse ao nível individual e colectivo, por serem difíceis de se encontrar num profissional durante o processo de recrutamento de trabalhadores.
Afecto ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), o CINFOTEC-Huambo, já devidamente equipado com alta tecnologia, quando funcionar em pleno, vai albergar mil 472 alunos, em dois períodos, nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Electricidade e Mecatrónica, Metrologia, Mecânica e Produção.
A infra-estrutura, com uma área construída de 6 milhões 531 mil e17 metros quadrados, terá disponíveis mais de 30 laboratórios e seis oficinas, contando com um auditório de 132 lugares, duas salas de reunião, uma quadra multiuso e oficina de máquinas agrícolas, linha de produção industrial, robótica e áreas de apoio administrativo O CINFOTEC do Huambo, o maior e mais moderno no país, será o terceiro, depois do Talatona, inaugurado em 2008, e do Rangel, em 2017, ambos na província de Luanda.