O fim-de-semana prolongado foi sangrento nas estradas de Luanda, no que a sinistralidade rodoviária diz respeito, com um saldo de 15 acidentes de viação, cujas causas prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução. Segundo o porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, aqueles quinze acidentes de viação resultaram, infelizmente, em perdas humanas e feridos.
“Cinco mortos, 14 feridos e danos materiais avaliados em mais de quatro milhões de Kwanzas”, disse. Ainda no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas seis motorizadas e 345 cidadãos automobilistas sancionados com multa, por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 94 multas por excesso de velocidade, 54 multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 30 por embaraço no trânsito no exercício da condução.
Destaca-se a detenção de 81 cidadãos automobilistas, com idades compreendidas entre 27 e 53 anos, pela presumível autoria dos crimes de condução em estado de embriaguez e desobediência e resistência ao agente da ordem, que OPAÍS Terça-feira, 02 de Abril de 2024 11 serão encaminhados para o Tribunal nas próximas horas.
O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional procedeu ainda à apreensão de 11 armas de fogo, sendo, quatro do tipo metralhadora AKM e sete do tipo pistola, a recuperação de aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico, antes em posse dos marginais, bem como deteve 86 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.
Foram realizadas três microoperacões que se estenderam por todos os municípios da província de Luanda, permitindo o esclarecimento de 13 crimes onde se destaca um crime de homicídio qualificado, três crimes de roubo e sete crimes de furto. “Durante o período foram realizadas 13 barreiras de contenção de velocidade e acalmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito”, disse.