A cusados do crime de contrafacção de moedas, no município de Talatona, ocorrido no dia 06 do mês em curso, por volta das 17h30, procedeu-se à detenção de cinco cidadãos, sendo dois detidos em flagrante e outros três em sequência investigativa.
Os implicados foram flagrados no Distrito Urbano do Benfica, imediações do Hotel Lukweko, em posse de uma pasta, de cor preta, contendo no seu interior réplicas de USD 11.500 dólares americanos e de AKZ 2.385.000,00 falsos, assim como uma arma de fogo do tipo pistola, de marca Jericho, três carregadores, contendo 13 munições, e uma rádio de telecomunicações de marca Hytera.
“O modus operandi se consubstanciava em angariarem uma série de notas falsas e, a posterior, entregarem a um cidadão conhecido apenas por senhor Sérgio que, em troca, entregava-os 50% deste valor em kwanzas, por cada nota de 100 USD”, disse, Fernando Carvalho, porta-voz do SICLuanda.
SIC detém dois cidadãos por falsificação de dólar oram ainda detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SICGeral), ontem, dois indivíduos que se dedicavam ao crime de contrafacção de moeda estrangeira, numa altura em que pretendiam falsificar dólares norte-americanos para colocação no mercado informal.
Os dois cidadãos nacionais, de 29 e 41 anos de idade, foram detidos em flagrante delito, no município de Belas, distrito Urbano do Kilamba, bairro do Cinco Fios.
A investigação, segundo o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, decorreu a seguir a uma denúncia anónima que dava conta da existência dessa quadrilha no município de Belas.
“No terreno, foi possível deter os indivíduos identificados por Cândido, em posse de dois cofres e uma caixa térmica contendo diversas películas que, se fosse consumado o acto, poderiam resultar num valor aproximado de 12 milhões de dólares norte-americanos falsos.
O outro cidadão identificado atende pelo nome de Magnata, que confirma ser técnico especializado para realizar a referida lavagem e reprodução de notas falsas”, sustentou.