Um jovem de 24 anos de idade foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal por ter invadido e sequestrado nove contas de mulheres no facebook e, com elas, usado fotos e vídeos íntimos para chantagem e extorsão das vítimas. Com a sua acção conseguiu burlar 300 mil kwanzas.
Detido em flagrante delito, no dia 25 de Agosto do ano em curso, o cidadão de 24 anos de idade, identificado por Papy, cantor de afrohouse do grupo os Nandako, foi apresentado, ontem, sob a acusação da prática dos crimes de sabotagem informática, falsa identidade e devassa da vida privada.
As nove vítimas são cidadãs angolanas, com idades compreendidas entre os 22 e os 28 anos de idade, que o cidadão em causa invadiu e sequestrou as suas contas na rede social facebook e usou as suas fotografias, bem como vídeos íntimos para as chantagear e extorquir.
O cidadão exigia das vítimas valores monetários, recargas telefónicas, além de promover a prostituição nos seus contactos.
Em sede da investigação foram encontrados vários códigos de levantamento sem cartão de diversos montantes, de 5, 10 e 15 mil kwanzas, cujo total ronda os 300 mil kwanzas.
Segundo o porta-voz do SICGeral, Manuel Halaiwa, o acusado fazia-se passar como titular dessas contas e, num caso particular, exigiu a uma cidadã que lhe enviasse imagens de nudez, de uma menor de 9 anos de idade, tendo recebido, mantido no seu telemóvel, o que se presume que tinha intenção de promover a pornografia infantil.
O cidadão foi presente ao Ministério Público e, consequentemente, ao Juiz de Garantias, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção mais gravosa, no caso a prisão preventiva.