Um cidadão de 35 anos foi brutalmente espancado na comuna de Kapelongo, município da Matala, província da Huíla, quando tentava furtar gado caprino, em companhia de um amigo. Diferente do seu amigo, não resistiu à agressão e conheceu a morte
O cidadão de 35 anos de idade foi apanha- do por três indivíduos que se intitulavam ser os guardiões da aldeia Canuangolo, na comuna de Kapelongo, quando, em companhia do seu amigo, tentavam furtar os caprinos de uma cidadã. Os dados avançados ontem à imprensa pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Huíla, Inspector Segunda Quitumba, dão conta que o facto ocorreu no passado dia 10 do mês e ano em curso.
“O SIC procedeu na manhã do dia 12, Sábado, por volta das 10h00, na comuna de Capelongo, sector de Canuangolo, à detenção de três cidadãos com idades compreendidas entre os 43 e 56 anos, pela prática dos crimes de homicidio qualificado em razão dos motivos e ofensa grave à integridade física, no dia 11 do mês e ano em curso. A acção resultou na morte de um cidadão de 35 anos e deixou um outro, de 39 anos, em estado grave”, disse.
Os implicados, na condição de defensores da comunidade, detiveram os meliantes e os agrediram com socos e paus, o que culminou na morte imediata de um deles, deixando o outro cidadão em estado grave. Segundo o porta-voz, a outra vítima encontra-se em estado grave a receber cuidados no Hospital Municipal da Matala. “Em relação ao cidadão que está internado, sob vigilância da Polícia, tão logo lhe seja dada alta, certamente, será presente ao Ministério Público e, posteriormente, ao Juiz de Garantia para a de- cisão da sua situação carcerária”, assegurou o porta-voz.