O moderador do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) na província do Huambo, pastor Euclides dos Santos, defendeu, Domingo, a legalização cautelosa das confissões religiosas, para evitar religiões descomprometidas com a humanização social
O religioso falava no culto ecuménico de encerramento da tradicional Semana de Oração pela Unidade dos Cristão, aberta a 21 do corrente mês, numa iniciativa do CICA, sob o tema “Amarás ao Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo”.
O evento serviu para reflectir o valor prático da caridade, entre os cristãos, visando a busca permanente da paz nas comunidades e o fomento do bem-estar social.
Na ocasião, o pastor Euclides dos Santos disse que as autoridades governamentais devem seguir critérios exaustivos de apuração das igrejas, através da observância rigorosa dos métodos presentes nas ciências religiosas e outros modelos sociais que levam em conta os valores humanos e, ao mesmo tempo, a educação moral e cívica, para travar comportamentos anormais, muitas das vezes, protagonizados por algumas confissões religiosas.
Denunciou a existências de seitas religiosas e algumas igrejas que contribuem na desvirtualização do argumento eclesiastico e evangélico, apostando num discurso de sucesso financeiro sem esforço laboral, para além de comportamentos que promovem a desunião familiar e a acusação de práticas de feitiçaria aos idosos e crianças.
Por este motivo, o pastor espera que o Governo elabore metodologias eficazes e apropriadas, para evitar a proliferação das seitas religiosas e, também, incentivar o diálogo permanente no sentido de se institucionalizar, somente, igrejas comprometidas com bem-estar e da pessoa humana.
Adiantou que o CICA, enquanto parcerio do Estado, prevê desenvolver, este ano, uma série de actividades sociais, como doação de sangue, visitas ao estabelecimento prisional, lares de idosos e infantis, distribuição de bens de primeira necessidade e a promoção dos princípios éticos nas comunidades, para a concretização prática dos ensinamentos bíblicos.
Constam, também, campanhas de limpezas nas comunidades para manter o ambiente saudável e a capacitação dos dirigentes religiosos em técnicas de lideranças.
Ao intervir no culto, padre catolico Abreu Bras Cuvíngua disse que a igreja vai sempre promover o exercício prático da justiça social para contribuir na humanização das comunidades e fazer da diversidade religiosa uma riqueza, cuja institucionalização das mesmas deve passar num critério metodológico e rigoroso.
O CICA tem uma composição de 16 igrejas cristãs filiadas na província do Huambo.