O município da Chibia, localizado a 45 quilómetros a Sul do Lubango, capital da província da Huíla, necessita de pelo menos 1000 professores para dar resposta às necessidades do sector da educação e reduzir o número de crianças em idade escolar fora do sistema de ensino. A informação foi prestada, recentemente, pelo 1º secretário Municipal do MPLA, Sérgio da Cunha Velho, durante a visita que a Vice-Presidente dos camaradas realizou naquela parcela da província da Huíla, para constatar o grau de organização do partido.
De acordo com aquele responsável, no município da Chibia, um dos problemas que mais preocupa a administração local, é a falta de recursos humanos, particularmente para os sectores da Educação e da Saúde, para responder às necessidades dos mais de 250 mil habitantes.
O sector da Educação controla cerca de 977 professores, que no entender de Sérgio Velho é um número irrisório, tendo em atenção as necessidades do sector no município da Chibia, que tem um total de 10 escolas do ensino primário, construídas recentemente, que ainda se debatem com a falta de professores. A falta de professores faz com que mais de 7 mil crianças em idade escolar estejam fora do sistema normal de ensino em todo o município da Chibia.
“Os problemas de maior realce são os recursos humanos, uma vez que temos défice no sector da educação, sobretudo no ensino primário. Ainda temos crianças fora do sistema escolar a nível do município da Chibia, num total de 7711 crianças. É um número preocupante, tendo em conta os objectivos traçados pelo partido no capítulo da formação do homem”, disse.
A rede de ensino no município da Chibia é composta por 109 escolas que atendem os três níveis de ensino, sendo 55 de construção definitiva e 54 de construção precária. Segundo Sérgio Velho, o Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza tem vindo a reduzir o número de escolas com construções precárias, com a reabilitação de algumas salas de aulas.