Chefes de Secções de Registo e directores municipais de Modernização Administrativa foram capacitados, ontem, quarta-feira, na província do Huambo, sobre as formas de recenseamento, recrutamento e incorporação de cidadãos nas Forças Armadas Angolana (FAA).
O encontro metodológico, que contou, igualmente, com a participação de oficiais superiores, capitães, subalternos, sargentos e funcionários civis do Centro de Recrutamento e Mobilização (CRM) do Huambo, foi presidido pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika.
Sob o lema “Para maior eficácia e eficiência, melhoremos o sistema de recenseamento, recrutamento e mobilização militar”, os participantes foram capacitados, igualmente, sobre a relação das Forças Armadas Angolanas (FAA) com o Poder Político, registo e mobilização de homens e meios de interesse de reconstrução nacional.
Na ocasião, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reconheceu o papel do Centro de Recrutamento Militar (CRM) e das direcções municipais do Registo e Modernização Administrativa na organização do processo de recrutamento de homens, para a defesa da soberania e da unidade nacionais.
A governante disse que a formação está norteada à luz da Administração Pública angolana, estabelecido no pacote das FAA, nos termos do Despacho n.º 704/2023, de 14 de Dezembro, que marca o início do recenseamento militar oficioso dos cidadãos nacionais do sexo masculino, nascidos entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2005 e 2006, respectivamente.
Lotti Nolika apelou ao CRM e integrantes do processo a gozarem esforços que visam o melhoramento do sistema de recrutamento e incorporação militar na província do Huambo, para além da formação profissional dos mesmos, para maior eficácia na sensibilização da juventude sobre o cumprimento obrigatório do serviço militar.
Afirmou que a formação metodológica constitui um espaço privilegiado para reflexão, formação, educação e respeito dos símbolos nacionais, assim como para a preservação dos bens públicos, amor e devoção à Pátria, relevantes para o bem-estar colectivo.
Por seu turno, o chefe do Centro de Recrutamento e Mobilização do Huambo, coronel Matos Guedes, disse que a formação visou aumentar os níveis de conhecimento dos integrantes do processo de recrutamento de homens nas FAA, numa altura em que se prepara o primeiro turno de incorporação 2024/2025.
Referiu que a actividade actualizou sobre os registos dos cidadãos em cada província, para as definições das quotas de homens a incorporar nas FAA.
Ao Centro de Recrutamento e Mobilização é confiada a missão genérica do recrutamento de homens para a prestação voluntária do serviço militar, para além de proceder, simultaneamente, à mobilização do pessoal do Quadro Permanente nas situações de reserva.