A nova sede do Centro Regional do Instituto Nacional das Telecomunicações (INACOM) no Huambo foi inaugurada, essa Segunda-feira, depois de construída e apetrechada com equipamentos de ponta, para melhoria da qualidade do trabalho prestado.
O acto inaugural das instalações do novo Centro Regional do Huambo, o quarto no país, depois de Luanda, Cabinda e Lunda-Sul, coube ao vice-governador local para os serviços Técnicos e Infraestruturas, Elmano Francisco Inácio, na presença do presidente do Conselho de Administração (PCA) do INACOM, Joaquim Domingos Muhongo.
As obras do empreendimento, localizado no bairro da Calomanda, arredores da cidade do Huambo, em substituição das antigas que funcionavam em contentores, tiveram início em 2008.
Para além da construção da infraestrutura, composta por uma sala técnica, de reuniões e um gabinete administrativo, as obras consistiram, igualmente, na instalação de equipamentos electrónicos de ponta, com destaque para a montagem de uma antena com capacidade de nove quilohertzs e seis gigahertzs e com um amplificador para monitorar dispositivos num raio de até seis quilómetros de distância.
A anterior, que funcionava no sistema analógico, tinha apenas uma capacidade de, aproximadamente, três gigahertzs.
Ao intervir no acto, o PCA do INACOM referiu que a entrada em funcionamento do novo centro regional do Huambo constitui um marco importante para o país, por constituir uma peça fundamental no âmbito do sistema integrado de gestão do espaço rádio-eléctrico e da numeração, tendo em conta a situação geográfica da província.
Adiantou que, deste modo, se poderá apoiar melhor os sistemas de planificação, gestão, monitorização e fiscalização dos recursos escassos (espectro de rádio-frequência e numeração) para a expansão da cobertura dos serviços do INACON, gestão racional dos recursos e maior transparência do processo de arrecadação de receitas para o Estado.
Segundo o responsável, em função dos equipamentos electrónicos instalados, o centro do Huambo passa a estar ligado ao Centro Nacional de Monitorização das Comunicações, onde já estão interligados os de Luanda, Cabinda, da LundaSul e a estação do Cunene, que garantem uma maior capacidade em termos de cobertura dos serviços do INACON.
Também, acrescentou, será possível controlar as entidades e operadores de comunicações electrónicas ao nível local e o acesso dos serviços administrativos desta instituição aos utentes da província.
Joaquim Domingos Muhongo disse estarem em fase final, os trabalhos de conclusão dos centros de Benguela, Huíla e Cuando Cubango, para que, de forma gradual, se possa concluir o processo de apetrecho e modernização dos serviços prestados.
Por sua vez, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco Inácio, referiu que o centro ora inaugurado vai contribuir, de forma significativa, na melhoria dos serviços de telecomunicações, por desempenharem um papel fundamental no desenvolvimento social, face aos desafios actuais impostos pela evolução tecnológica.
Por isso, referiu, o Governo da província do Huambo poderá servir-se destes serviços para o desenvolvimento das suas acções governativas em prol da melhoria do bem-estar da população.
Além do Huambo, o Centro Regional do INACOM atende, também, os utentes da província do Bié.
Em 2022, o INACOM emitiu 55 licenças de agentes operadores do Huambo e 13 do Bié.
No Huambo são controladas duas operadoras de telefonia móvel (Unitel e Movicel), cinco operadores de fornecedores de serviços de Internet por satélite (TV cabo, ITA, Angola Telecom e Infrasat) e mais de 90 agentes comerciais, sediados nos 11 municípios da província.
Huambo A nova sede do Centro Regional do Instituto Nacional das Telecomunicações (INACOM) no Huambo foi inaugurada, essa Segunda-feira, depois de construída e apetrechada com equipamentos de ponta, para melhoria da qualidade do trabalho prestado.