A Sociedade Mineira de Catoca realizou, recentemente, a 1ª Conferência Técnico-Científica de Catoca, com o objectivo de analisar profundamente questões críticas do processo de produção mineira e o desenvolvimento de propostas de soluções que possam ser aplicadas nas sociedades mineiras. Com vista a estabelecer o casamento entre a técnica, deriva-da de mais de 28 anos de experiência, com o saber produzido pela academia, no sentido de juntos desenvolverem conhecimento, produtos e serviços inovadores, capazes de contribuírem para a melhoria contínua dos processos PUB ligados à mineração, aquela em- presa predispôs-se a realizar tal evento.
De acordo com uma nota que chegou ao jornal OPAÍS, este evento traduz a visão da Sociedade Mineira de Catoca na perspectiva de continuar a ser um agente catalisador do desenvolvimento económico e social do país. Segundo o director-geral da referida sociedade mineira, Benedito Manuel, esta conferência representa uma oportunidade para a partilha de ideias sobre problemas concretos, particularmente identificados na operação da mina de Catoca, com vista a serem desenvolvidas propostas de soluções deriva- das desta parceria entre a técnica e a academia.
“Esta conferência apresenta- se como a preparação para a realização das Jornadas Técnico- Científicas que passaremos a realizar a partir do próximo ano, um engajamento que traduz o nosso compromisso de uma relação cada vez mais próxima à academia, de modo que juntos possamos perseguir o caminho da optimização dos processos, através de acções de melhoria contínua”, destacou. As grandes empresas do mundo, sobretudo as empresas do ramo industrial, estão necessariamente associadas à academia, investindo em projectos de investigação científica para o desenvolvimento de novas soluções, produtos e serviços, segundo aquele responsável.
O evento, que teve lugar na Vila Residencial de Catoca, na Lunda Sul, e na Sede em Luanda, si- multaneamente, contou com a presença de altos funcionários da empresa e de académicos, em representação da Universidade Agostinho Neto, Universidade Lueji A’Nkonde, Instituto Superior Metropolitano de Angola – IMETRO e do Instituto Politécnico Lusíadas da Lunda Sul.