Coordenador do jornal O PAÍS, saudações e votos de óptima Quarta-feira… Obrigado pela oportunidade que me dá nesta edição, visto que não é fácil ter aqui lugar para umas linhas. Nos últimos dias, está a circular um vídeo nas redes sociais, na Marginal, em Luanda, em que um agente regulador de trânsito, em plena via, dá um Toque, com o seu pé, na roda de um motoqueiro, que estava a fazer “colagem” na estrada, porém ele caiu e ali termina o mesmo vídeo.
Mas, foi possível ver a conduta reprovável e condenável do agente regulador de trânsito, que tinha tudo para parar e punir a atitude, também, reprovável do jovem que estava a conduzir. Não se sabe se o jovem está ferido ou se algo pior aconteceu com ele, mas penso que o agente que se pode ver e bem na imagem, deve ser punido. Quando um agente, cuja função é manter a ordem e tranquilidade no trânsito, também provoca a desordem, estamos perante um doente dentro da corporação.
Atenção, não defendo a atitude do jovem na via, mas o comportamento do agente, sublinho, foi mais agravante e envergonha, até, as mais altas patentes, partindo-se do princípio que as orientações não estejam a ser bem passadas aos efectivos na parada antes de irem para rua exercer o trabalho com zelo e dedicação, que se encontre o infractor e haja mais controlo aos infractores na via ou na estrada…
POR: Gando M. J. Kitunde, Luanda