A estrada Ambuíla/ Quipedro/Quitexe, que compreende uma extensão de mais de 200 quilómetros, encontra-se em estado de degradação acentuada, situação que dificulta a circulação de viaturas entre as respectivas localidades.
Em declarações à ANGOP, os camponeses disseram que o avançado estado de degradação das vias que dão acesso à sede municipal e à Estrada Nacional (EN100), na comuna da Aldeia Viçosa (Quitexe), tem dificultado o acesso de viaturas para o escoamento da produção local. Para o camponês António Miguel, o mau estado da via, sobretudo na época chuvosa, tem impedido o acesso de viaturas.
Em função disso, esclareceu que muitos produtos agrícolas apodrecem nos campos de produção, devido à falta de viaturas para transportar aos mercados. Para Jonas Henda, outro produtor, a reabilitação das duas vias que dão acesso à localidade facilitaria o escoamento da produção para os mercados.
A comuna de Quipedro conta com uma população estimada em mais de 8 mil habitantes, maioritariamente camponesa. A mandioca, ginguba, feijão, milho, laranja, abacaxi, café, abóbora, banana, cana-de-açúcar, inhame são as principais culturas desta localidade.