Trezentos e 40 camponeses, enquadrados em associação de agricultura familiar de cinco dos seis municípios da província do Cunene, com excepção do Cuvelai, beneficiaram de sementes de hortícolas e tubérculos, visando o incremento da produção
A entrega das sementes, pela Federação Luterana Mundial (FLM), enquadra-se no projecto “Construindo a Resiliência das Comunidades”, financiado pela Igreja Evangélicas da Alemanha.
A informação foi prestada esta Quarta-feira pelo coordenador de projectos da Federação Luterana Mundial (FLM) no Cunene, Benny Fulayi, que, na ocasião, referiu que o processo, em curso desde Janeiro, assistiu 30 associações com sementes de tomate, cebola, repolho, abóbora, propago de batata-doce e estacas de mandioca.
Disse que os beneficiários receberam, igualmente, enxadas, regadores e mangueiras, para facilitar o processo da agricultura irrigada ao nível das comunidades rurais.
Neste momento, referiu, decorre o processo de preparação de terra e criação dos alfobres por parte dos associados, cuja acção visa o fomento e diversificação da produção agrícola.
A intenção é ajudar a reduzir a fome nas comunidades, empoderar as comunidades no sentido de diversificar as culturas, com o cultivo de plantas adaptáveis ao clima de seca.
Entretanto, referiu que os beneficiários foram instruídos em diferentes temáticas de prática agrícola irrigada, de modo a darem resposta à resiliência das mudanças climáticas e aumentar os níveis de produção.
Fez saber que a par das sementes de hortícolas, a FLM entregou aos camponeses de Omapupu( Cahama), Omunongue e Chipeque (Ombadja) Oihole e Okahandje (Namacunde), sementes de milho, estacas de mandioca e propagos de batata doce, para apoio da campanha agrícola.
Fundanda em 1947 na Suécia, a Federação Luterana Mundial (FLM, Lutheran World Federação) é uma entidade supracional que reúne várias igrejas de filiação luterana ao nível de 75 países do mundo.