Quarenta e oito motorizadas para transporte de mercadorias foram entregues, ontem, Terça-feira, a empresários, associações e cooperativas de camponeses dos 10 municípios da província do Cuanza-Norte, para escoamento da produção agrícola aos centros de consumo, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural.
Os contemplados receberam motorizadas de três rodas, a título de crédito, no valor de 400 mil kwanzas, com um período de reembolso de 24 meses.
Entre os seleccionados, constam autoridades tradicionais, camponeses individuais e produtores organizados em associações e cooperativas de camponeses.
Ao intervir no acto, o assessor do governador para os Assuntos Políticos e Sociais, Félix Cutaba, informou que com este projecto, o executivo angolano pretende tornar rentável a actividade dos camponeses, sobretudo no que concerne ao escoamento da produção para os centros de consumo.
Félix Cutaba destacou o facto de a entrega dos meios representar uma oportunidade de emprego para os jovens, que deverão assegurar o manuseio e manutenção das motorizadas.
Para o soba Custódio Domingos Sebastião, a iniciativa do governo chega em boa hora, dado que o meio que recebeu vai contribuir para a evacuação da produção, sobretudo frutas e legumes, que acbavam por se deteriorar no campo por falta de transporte.
A camponesa Ana Albano também manifestou agradecimento por este projecto, tendo em conta as dificuldades por que passava devido à falta de transporte.
Contou que muitas vezes era obrigada a levar grandes cargas à cabeça ou a ver os alimentos a se deteriorarem na fazenda, devido à falta de transporte.
A província do Cuanza-Norte tem, actualmente, registadas 149 associações e 100 cooperativas de camponeses, nos 10 municípios.