Sessenta e nove operações cirúrgicas para a correcção de visão foram realizadas, em 10 dias, no Centro Oftalmológico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Trata-se de 60 cirurgias às cataratas e nove outras de remoção de pequenos tumores que comprometem a visão, informou essa Terça-feira, à ANGOP, o secretário administrativo do referido centro, Álvaro Samuel António.
Lembrou que a campanha teve início no passado dia 28 de Março durante a qual foram atendidos pacientes das províncias do Zaire, Uíge e de Luanda.
Descreveu a situação de cataratas na região como preocupante, dado o crescente número de paientes que acorrem às campanhas que têm sido realizadas, periodicamente, pelo referido centro oftalmológico.
Recordou que as campanhas decorrem no âmbito do Programa de Combate à Cegueira na Região Norte de Angola, concebido pela direcção central da IEBA, em Luanda, sendo que, nesta última, os beneficiários comparticiparam com um valor monetário de 65 mil kwanzas cada.
O responsável apontou como factores de risco a idade avançada, exposição das vistas à poluição do ar, ao sol, portadores de diabetes, entre outros, para quem os principais sintomas são a coceira e as secreções nos olhos.
A campanha de cirurgias foi realizada por sete técnicos, três dos quais médicos especialistas em oftalmologia.