A Associação Luz Banco Alimentar (LBA) e a Angoalissar juntaram-se para participarem na campanha internacional que levou alimentos a mais de 15 mil famílias. A LBA é uma organização não-governamental que trabalha no combate à fome e insegurança alimentar desde 2016 e, no nosso país, segundo uma nota que chegou à redacção do jornal OPAÍS, já distribuiu 36 toneladas de alimentos de Norte a Sul.
A organização foi nova- mente escolhida pela Food Banking Regional Network, organização parceira da campanha “1 Bilião de Refeições”, uma iniciativa Moham-med Bin Rashid Al Maktoum (MBRGI). O embalamento e distribuição dos alimentos foram materializados pela empresa Angoalissar, que contactou instituições de solidariedade que regularmente apoia em Luanda, assim como na província de Benguela, onde entregou as cestas básicas.
Contou ainda com o apoio dos Governos Provinciais na identificação de famílias em risco nos municípios do Uíge, e ainda Namibe e Lubango, onde a seca cíclica que acomete as regiões gerou um grande impacto na segurança alimentar das suas populações.
“Estima-se que, no total, mais de 60 mil refeições podem ser preparadas com estas doações, e que esta acção inspire a que mais instituições nos apoiem no combate à fome e insegurança alimentar,” disse, Hiba Nesr, co-fundadora da Associação Luz Banco Alimentar.. A FBRN, um parceiro de confiança da MBRGI, escolheu a Associação Luz Banco Alimentar para distribuir os kits alimentares à população pelo segundo ano consecutivo.