Uma delegação governamental dos Camarões, chefiada por Tom Ahmat, alto funcionário do ministério da agricultura daquele país, terminou esta quinta-feira, 22 de Agosto de 2024, visita de trabalho de dois dias ao Cuanza Norte, onde esteve a colher a experiência da província em matéria de produção pecuária. A visita enquadra-se no âmbito de um projecto inovador em curso na região do Planalto de Camabatela, Ambaca, destinado à massificação da produção de gado bovino.
Trata-se do Centro de Controlo Sanitário para o gado que faz parte de uma iniciativa do governo angolano, para fortalecer a produção pecuária na região, que é uma das mais importantes do país nesse sector. O centro tem como objectivo monitorar e controlar a sanidade do gado, o que é crucial para prevenir doenças, melhorar a qualidade da carne e dos derivados e, consequentemente, aumentar a competitividade do sector no mercado nacional e internacional.
Após a visita à Camabatela para conhecer o projecto, a delegação estrangeira foi recebida em Ndalatando pelo governador provincial em exercício, Michel Luzolo. Durante a reunião, os representantes camaroneses destacaram o interesse em adquirir conhecimentos e práticas que possam ser aplicados no seu país para o desenvolvimento do sector pecuário.
Por sua vez, Michel Luzolo, manifestou a total disponibilidade do Governo do Cuanza Norte para cooperar com os Camarões em iniciativas que possam trazer benefícios mútuos. “Estamos prontos para partilhar a nossa experiência e colaborar em projetos que promovam o crescimento e o bem-estar de ambos os povos”, afirmou Luzolo.
Este projecto é considerado um marco na estratégia de desenvolvimento agropecuário da província, com potencial para transformar o Cuanza Norte numa referência em produção pecuária na região, sendo que, a visita da delegação camaronesa reflete a sua importância, e atenção crescente do executivo angolano ao sector agro-pecuário, reforçando a visibilidade internacional de Angola nesta matéria.