A rede de Balcões Único do Empreendedor (BUAP), na província do Cuanza Norte, está a emitir, desde Terça-feira, última, o Cartão Jovem do Munícipe, para crianças e adolescentes, entre os 06 e os 17 anos de idade
Trata- se de um novo serviço disponível, que visa emitir cartões do munícipe, para permitir a localização dos menores e adolescentes, nesta faixa etária.
Anteriormente, os serviços dos BUAP estavam disponíveis apenas para adultos.
Na província do Cuanza Norte estão em funcionamento 31 balções, “todos dotados de suporte tecnológico para atender, de forma gradual, a demanda esperada”, segundo o responsável do Departamento do Registo Eleitoral Oficioso e Organização Administrativa no Cuanza Norte, Luís Martins.
Para a emissão do Cartão Jovem do Munícipe, as crianças e adolescentes devem estar acompanhadas pelos progenitores ou de uma declaração emitida por eles, nos casos em que os filhos estão na responsabilidade de outra pessoa.
O serviço está disponível numa primeira fase nos municípios de Cambambe, Cazengo, Golungo-Alto e Banga, os demais municípios terão os mesmos serviços nos próximos meses.
O responsável indicou ser um processo célere, que será extensivo a toda província, em pouco tempo, tendo em conta a necessidade de melhor implementação dos serviços sociais prestados à população e melhor controlo da mobilidade dos menores.
Sustentou que o cartão do munícipe é um instrumento de identificação muito valioso, que ao ser atribuído, à semelhança do Bilhete de Identidade, simplifica a necessidade de vários documentos nas diferentes instituições.