O Ministério das Relações Exteriores da África do Sul afirmou que o BRICS busca um sistema de pagamento mais viável do que o dólar.
A predominância do dólar nas contas internacionais é algo desvantajoso para os países pobres, e os países que integram o BRICS procuram a possibilidade de criar um sistema de pagamento mais viável, informou a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor.
“Nós sempre nos preocupamos com a predominância do dólar, e, por isso, precisamos procurar esta alternativa, sendo este um dos motivos de termos criado um banco de desenvolvimento do BRICS […]”, afirmou.
Segundo a ministra, actualmente, os países usam sistemas que geralmente são preferidos pelos países muito ricos, e isso é um problema para países como a África do Sul, que deve realizar os pagamentos em dólar, que, por sua vez, custa mais caro que a moeda nacional.
“Sendo assim, eu realmente acredito que seja preciso criar um sistema mais viável, e é isso que estamos a discutir com os ministros do BRICS na esfera económica”, declarou.
De acordo com a chanceler sulafricana, o novo banco de desenvolvimento e outras medidas podem ajudar os países do BRICS a criarem um sistema de pagamento mais viável.