Epilepsia, hipoglicemia, desfalecimento e cansaço são as ocorrências registadas pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), na província de Luanda, que levaram a socorrer um total de 38 cidadãos, durante os três dias de Carnaval
Os dados fazem parte do balanço das situações, que mereceram a intervenção das forças do Comando Provincial de Luanda, a contar do dia 18 até à realização do desfile central que decorreu na Segunda-feira, 20.
De acordo com o porta-voz do SPCB em Luanda, Faustino Minguêns, o êxito na prestação de socorro a estes cidadãos foi possível através do engajamento de todas as forças do Ministério do Interior, do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA), bem como da Direcção Provincial da Saúde, instituições com as quais trabalhou.
“Tivemos um total de 38 ocorrências registadas nos três dias, nomeadamente patologias diversas com destaque para os casos de epilepsia, hipoglicemia, desfalecimento, e, também, os de cansaço”, informou. Sublinhou que, deste total, foram transferidos quatro para uma das unidades hospitalares de Lu- anda, por conta da gravidade que a situação apresentava. No entanto, Faustino Minguêns disse que estes casos eram previsíveis, pelo facto de, normalmente, serem recorrentes em eventos dessa natureza.
Destacados 250 efectivos
Para garantir o asseguramento foram destacados 250 agentes do corpo de Protecção Civil, além de 10 meios, que foram postos em operações coordenadas pelo comandante provincial deste órgão, sub-comissário bombeiro Flávio Pereira, coadjuvado pelos comandantes adjuntos.
“Para esta operação foram, precisamente, empregues 250 efectivos; 10 meios, nomeadamente viaturas de combate a incêndios, de resgate e salvamento, ambulâncias, e a existência de lanchas”, avançou.
Os meios foram alocados em função da experiência que este órgão tem no asseguramento de actividades semelhantes, e, também, tendo em conta o trabalho preventivo, que foi realizado antes da realização do evento, e os possíveis riscos em função do local. Antes dos trabalhos foram desenvolvidas actividades, no interior do espaço, que permitiram identificar a possibilidade de surgimento de incêndios, de afogamento, e de acidentes de viação.