O comando provincial de protecção civil e bombeiros de Luanda registou, no último fim-de-semana, seis mortes provocadas por afogamento, electrocução e doença, segundo o porta-voz da corporação, Faustino Miguêns
Nos dias 12, 13 e 14 de Maio, neste caso, no último final de semana, os Bombeiros em Luanda foram chamados para um total de 70 actividades, dentre as quais 30 profilácticas (cinco inspecções, 22 reinspecções e cinco vistorias); 40 solicitações de intervenções em ocorrências e ser- viços de socorros diversos. Ainda na solicitação de intervenção, segundo o porta-voz dos Bombeiros em Luanda, Faustino Miguêns, fizeram seis salvamentos na iminência de afogamento, ocorridos nos municípios de Luanda e Talatona, nas praias do Jango Veleiro e da Rua 11, onde foram salvo cidadãos de 15, 17 , 19 , 21 , 22 e 27 anos de idades.
Fizeram cinco resgates de cadáver, nos municípios de Cacuaco, Luanda e Viana, sendo dois do sexo feminino. Destes, presume-se que alguns foram vítimas de afogamento na praia e no interior de um tanque de água, outro vítima de electrocussão no tecto de uma residência, de deslizamento de terra e um encontrado sem vida no interior do seu apartamento.
As idades das vítimas foram 15, 16, 36,50 e 64 anos de idade. “Fizemos ainda 25 serviços pré-hospitalares, que culminaram com o socorro de 25 cidadãos para unidades hospitalares, vítimas de acidentes de viação, agressão física, queda na via pública e por patologias diversas, nos municípios de Cacuaco, Viana, Luanda, Icolo e Bengo, Belas e Talatona.
Os seis mortos foram por presumível afogamento, por electrocussão, por doença e causas por se determinar”, disse. Ainda na província de Luanda, o balanço apresentado pela Polícia Nacional, no mesmo período, dá conta da apreensão de nove armas de fogo, 109 gramas de estupefaciente do tipo liamba, aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico antes em posse dos marginais, bem como deteve 163 cidadãos suspeitos da prática de crimes. Foram realizadas 13 micro- operações que se estenderam por todos os municípios da província de Luanda, permitindo o esclarecimento de 59 crimes, com destaque para cinco crimes de homicídio qualificado, 20 de roubo e oito de furto em residências e na via pública.
O esclarecimento desses crimes resultou na detenção de 69 cidadãos como suspeitos. “Quanto à sinistralidade rodoviária, registaram-se 21 acidentes de viação, cujas causas prendem-se, essencialmente, com o excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em 10 mortos, 28 feridos e danos materiais avaliados em mais de 12 milhões de kwanzas”, disse Nestor Goubel, porta-voz da PN, em Luanda.
A condução sob efeito de álcool ainda é um problema e, no último final de semana, foram detidos 75 cidadãos automobilistas, com idades compreendidas entre 22 e 57 anos de idade, por presumível autoria do crime de condução em estado de embriaguez, que serão encaminhados ao tribunal, nas próximas horas. Foram apreendidas 36 viaturas por alteração de características (troca de motor), 34 motorizadas por falta de documentos e a não utilização dos acessórios de segurança, e 824 cidadãos auto- mobilistas foram sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada.