O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Namibe foi ontem, Terça-feira, reforçado com equipamentos de emergência pré-hospitalar, para assistência às vítimas de sinistros, numa acção do FRESAN.
No acto de entrega dos referidos meios, a coordenadora-adjunta do Programa de Fortalecimento da Resiliência contra a Seca em Angola (FRESAN) no Namibe, Catarina Tormenta, disse que a entrega decorre no seguimento da formação em emergências pré-hospitalar ministrada por uma instituição portuguesa às emergências e protecção Civil das províncias do Cunene, Huíla e do Namibe, no âmbito da parceria entre esta ONG co-gerida pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, com um financiamento da União Europeia.
Entre os materiais a entregues constam bombas de ar, cintosaranha, coletes de tracção, desfibriladores, lonas de sombreamento, macas, manequins, suporte de cabeça e kits de materiais.
O FRESAN e o Instituto Camões apoiam, através de formação, assessoria técnica e equipamento de serviço de Protecção Civil e Bombeiros e entidades congéneres, com o objectivo de promover a reacção e a recuperação em situações de calamidades e eventos climáticos extremos, segundo a responsável.
O comandante-adjunto de Protecção Civil e Bombeiros no Namibe, Ernesto Chalenga, agradeceu o gesto e disse que o mesmo simboliza o fruto da formação de Emergência Hospitalar dos efectivos deste órgão que durou três semanas, com o objectivo de promover reacções e recuperações das situações de calamidades e eventos climáticos extremos.