O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros está a realizar várias acções formativas e a reforçar-se com meios tecnológicos de socorro, construção de infra-estruturas e alargamento das malhas operativas em zonas consideradas cinzentas, com o objectivo de atingir a excelência na prestação de serviço às comunidades, segundo o comissário nacional do SPCB, Bênção Mateus.
As declarações foram feitas, ontem, durante a abertura das festividades do Dia Nacional do Bombeiro (30 de 11), em Luanda. O SPCB pretende enquadrar a participação directa das igrejas, escolas, organizações não-governamentais e instituições congéneres, com o objectivo de incutir nas populações a cultura preventiva e de resiliência contra acidentes graves, catástrofes e calamidades.
De acordo com o dirigente, os grandes desafios da corporação assentam-se na modernização do serviço, com a realização das várias acções, como formações técnico-profissionais do efectivo, reforço com meios de socorro, construção de infra- estruturas e alargamento das malhas operativas em zonas consideradas cinzentas.
“Estes heróis têm dado tudo de si para proteger o património público e privado e meio ambiente, com a realização permanente de acções profilácticas, extinção de incêndios, salvamento e resgate terrestre”, avançou. Fez saber que o dia 30 de Novembro tornou-se uma data memorável para o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em que é lembrado o acto patriótico demonstrado pelos operacionais que actuaram no combate ao incêndio de grande proporção ocorrido nas instalações da refinaria de petróleos de Luanda.