Cerca de 2 mil livros diversos estão disponíveis, debaixo de uma pedonal junto à Escola Nacional dos Bombeiros, em Luanda, para consultas gratuitas, numa iniciativa do professor Delfim Lucamba.
O projecto, denominado “Bibliogueto”, tem como finalidade massificar o gosto pela leitura nos jovens do município de Viana e existe há dois anos.
Em declarações, essa Quintafeira à ANGOP, o professor Delfim Lucamba informou que a “Bibliogueto” tem ocupado os tempos livres das crianças, jovens e adultos da localidade que estão, cada vez mais, familiarizados com os livros.
Disse que o objectivo concorre para afastar as crianças, jovens e adultos de práticas erradas e de cometimento de crimes. A “Bibliogueto” pode ser frequentada de Segunda-feira a Sábado, no período das 7h30 às 17h30.
Os Domingos são reservados para debates e seminários sobre temas diversos. Segundo o promotor, cerca de 30 pessoas visitam diariamente este projecto, com destaque para estudantes que consultam ou emprestam livros para a elaboração de trabalhos investigativos.
Para a expansão do projecto, o professor realçou que precisa de mais assentos, prateleiras e material gastável para acomodar os leitores.
Residente no município de Viana, Delfim Lucamba é licenciado em Línguas, Tradução e Administração pela Universidade Católica de Angola.
No projecto, trabalha com sete jovens.