Catorze casos de cancro da mama e do útero foram diagnosticados na província de Benguela, de Janeiro de 2022 até à presente data (Outubro de 2023), informou, esse Sábado, fonte sanitária. Segundo Sandra Mendes, do Gabinete Provincial de Benguela da Saúde, no período em análise, foram observadas 1.506 pessoas, das quais nove (9) foram diagnosticadas com cancro do útero e cinco com o da mama.
Explicou que os casos confirmados foram encaminhados ao Instituto Angolano de Controlo do Câncer, em Luanda, para o respectivo tratamento. Fez saber que, a nível de Benguela, têm feito o acompanhamento de casos já diagnosticados com serviços paliativos, para minimizar o sofrimento dos doentes. “É uma luta grande, em que todos devemos estar empenhados, sensibilizados e orientados”, disse.
A responsável lembrou que existem outros tipos de cancro e advogou a prevenção e a detecção precoce como fundamentais. A marcha pretendeu chamar a atenção a todas as mulheres no sentido de conhecerem o seu estado e saber identificar os sinais do cancro da mama e do útero.
Durante a marcha, que percorreu várias artérias da cidade de Benguela e terminou no Largo da Juventude, foram exibidos cartazes a chamar a atenção sobre a necessidade de se fazer o auto exame e a prevenção da doença. Paralelamente à marcha, foi realizada uma Feira da Saúde.
O cancro da mama é um tumor formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, com o desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama.
Afecta 99 por cento das mulheres e um por cento dos homens no mundo.
O Outubro Rosa é uma campanha que tem a finalidade de aumentar a consciência de que o cancro da mama é uma patologia com grande incidência, alta taxa de prevalência e se for detectada precocemente têm maior probabilidade de cura.