Diferente das regiões planálticas do Bié e Huambo, a província de Benguela vale-se, fundamentalmente, pelo turismo de praia e sol, devido às suas ricas praias, que “seduzem”, em certa medida, a quem escale a província pela primeira vez. Quem chega a Benguela, independente da natureza da visita – a título de lazer ou laboral – a ideia é a de saber, imediatamente, os caminhos que dão às praias Morena, em Benguela, e Ponta da Restinga, na cidade ferro-portuária do Lobito.
Entretanto, como sustentam as autoridades, há mais vida para lá dessas. Ainda em Benguela, as praias da Cahotinha e a do Santo António, com as suas águas cristalinas, movimentadas pela Corrente Fria de Benguela, têm convidado turistas que não ficam indiferentes a um mergulho.
No município da Baía-Farta, a Baía-Azul se tem afigurado como que um postal de visita, mas o município está “prenha” de praias, destacando-se, de entre outras, a famosa praia da Macaca, nas imediações do Chamume, Baía dos Elefantes e Equimina, que são umas espécies de paraísos na terra, na perspectiva das autoridades.
Para além das praias, a directora do Gabinete Provincial da Hotelaria e Turismo, Rosária Tchitali, advertiu, em declarações ao jornal OPAÍS, que Benguela não fica nada a dever ao país em matéria de monumentos históricos, daí que, embora de forma tímida, também se faça o turismo histórico-religioso. Museus nacionais (no Lobito e Benguela), igrejas e antigos palácios.
Nesta senda, o Governo viu aprovado a inscrição do edifício que alberga o comité provincial do MPLA a Património Nacional, sendo que os esforços, agora, residem na elevação também de outros edifícios, como são os casos de dois templos ligados à Igreja Católica também sejam.
“Estamos a lutar para que a Sé-Catedral e a Igreja da Nazaré também sejam. Então é um projecto que já está a andar”, referiu, tendo sublinhado que, em função das potencialidades, milhares de turistas – entre nacionais e estrangeiros – tem tido Benguela como lugar de eleição, fundamentalmente em finais de semana prolongados.
POR: Constantino Eduardo