Mais de 300 mil cabeças de gado bovino vão beneficiar do banho contra carraças, na província do Cunene, com vista o combate dos parasitas transmissores de sarna e dermatitis.
A informação foi prestada, essa Segunda-feira, à ANGOP, pelo chefe do departamento de Veterinária do Cunene, Cláudio Simão, realçando que o banho contra carraças é de suma importância no sentido de melhorar a saúde dos animais.
Disse que o objectivo é diminuir a carga parasitária no seio da população bovina, cortando o ciclo de transmissão de doenças originárias de bactérias, frequentes na época chuvosa.
Justificou que a carraça constitui o vector de transmissão de doenças externas e internas nos bovinos com destaque para a desmatofilose, sarna, anaplasmoses, febre da carraça, quebra da pelagem, entre outras .
O responsável referiu que, actualmente, as carraças são cada vez mais reconhecidas como importantes ameaças em termos de saúde pública animal, facto que obriga a realização anual do banho contra este parasita.
Disse que o processo aberto no passado dia 31 de Março está a decorrer em sincronia com a campanha de vacinação animal e terá a duração de 90 dias.
Devido ao número reduzido de “tanques banheiro”, disse que o processo vai limitar-se ao efectivo existente naquelas localidades que dispõe de infra-estruturas veterinárias com mangas acopladas.
Entretanto, o soba grande da localidade da Uia, José Vitorino, manifestou-se satisfeito com o processo que vai eliminar os parasitas que actualmente estão a afectar as manadas na circunscrição.
Garantiu que os criadores estão mobilizados no sentido de encaminhar o gado, nas mangas de vacinação, sustentando a existência de um número elevado de animais.
Dados do gabinete da Agricultura, Pecuária e Pesca, apontam o registo de mais de um milhão e 100 mil cabeças de gado controlado na província do Cunene, dos quais 78 por cento em posse de criadores tradicionais.