Um auxiliar de limpeza do Hospital Geral do Huambo (HGH) foi detido, em flagrante, pela Polícia Nacional, quando tentava, no último fim-de-semana, furtar medicamentos diversos, soube a ANGOP, essa Segunda-feira
Com o acusado, de 25 anos de idade, os agentes encontraram 13 frascos de ciproflaxina, oito de metronidazol em xarope, igual número em soro fisiológico e duas ampolas de ceflaxina.
De acordo com uma nota de imprensa da Polícia Nacional no Huambo chegada à ANGOP, o acusado foi autuado por volta das 6h00 da última Sexta-feira (12), no interior da maior unidade sanitária desta região do Planalto Central, por uma enfermeira que, em seguida, notificou as autoridades policiais.
Recorde-se que em Junho de 2022, três funcionários da secção de Cirurgia do Hospital Geral do Huambo, foram flagrados a desviar medicamentos diversos, após denúncias anónimas feitas à Delegação da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e ao Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Em Outubro do mesmo ano, estes dois órgãos voltaram a deter dois funcionários da secção de Oftalmologia do Hospital Geral, quando tentavam comercializar medicamentos de distribuição gratuita a um paciente.
A maior unidade sanitária da província, tida como hospital/ escola, tem a capacidade para internar 800 doentes e presta serviço nas especialidades de Medicina Geral, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Endoscopia, Oncologia, Ginecologia, Obstetrícia, Dermatologia e Hemodiálise.
Constam entre os serviços prestados: Psiquiatria, Citologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Estomatologia, Imagiologia (Raio X, Ecografia, TAC e Ressonância Magnética), Mamografia, Esterilização, Neurologia, Cardiologia, Hemoterapia, Laboratório de Análises Clínicas e Cuidados Intensivos.
Furto de cabos eléctricos Ainda no fim-de-semana, de acordo com a Polícia Nacional, três cidadãos foram detidos, quando tentavam furtar 24 metros de cabos eléctricos, pertencentes à Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL-EP), na sub-estação eléctrica do Gove, comuna do Cuima, município da Caála.
Trata-se indivíduos de 25, 28 e 56 anos, respectivamente, flagrado à meia-noite da última Sexta-feira (12).
Com mais de dois milhões 700 mil habitantes, a província do Huambo é composta, administrativamente, por 11 municípios e 37 comunas.