O administrador municipal de Malanje, Fernandes Cristóvão, apelou, Sábado, ao reforço do papel das autoridades tradicionais nas comunidades, com vista a auxiliar a administração local nas acções tendentes à melhoria das condições de vida da população
O responsável fez este apelo durante um encontro de auscultação com as autoridades tradicionais do município-sede, tendo realçado o influente papel que os sobas exercem nas respectivas áreas de tutela, o que pode servir para resolução de problemas sociais que afligem as comunidades.
Nesta conformidade, aconselhou os líderes a trabalhar no sentido de unificarem as aldeias, de modo a facilitar a distribuição dos principais serviços sociais, tarefa que tem registado alguns constrangimentos em função da dispersão das residências nas zonas rurais.
Por outro lado, defendeu a necessidade de os líderes tradicionais continuarem a denunciar práticas que colocam em risco o bem-estar dos munícipes, com realce para a violação da lei por parte de agentes da administração pública.
Entretanto, reiterou o contínuo engajamento da administração na resolução paulatina dos problemas que assolam os munícipes.
No encontro, as autoridades tradicionais apresentaram várias preocupações, com destaque para o melhoramento das vias de acesso aos bairros, iluminação pública, expansão da rede eléctrica e de água potável, melhoria na assistência médica e medicamentosa, saneamento básico, policiamento nas zonas periféricas, bem como a construção de mais escolas.
Participaram no encontro mais de 50 autoridades tradicionais de comunas, aldeias, sectores e bairros do município de Malanje.