Jeniffer Priscila da Cunha Tavira mais conhecida artisticamente por JenifferTavira é autora da música “Achei a Nova Angola” que tem sido tocada intensamente nas duas principais televisões angolanas
Nascida na província do Namibe, Jeniffer Tavira dedicase na composição de músicas clásicas na companhia do seu namorado que é também seu produtor.
A música “Achei a Nova Angola” retrata a vida dos angolanos, desde as condições socio-económicas das famílias, até à esperança de quem sonha com um futuro melhor.
Em entrevista exclusiva ao jornal OPAÍS, a artista criada na província da Huíla, particularmente na cidade do Lubango, informou que o sucesso foi escrito no período eleitoral, com o objectivo de amenizar os ânimos dos angolanos que se encontravam agitados pelo momento socio-político que se vivía antes de Agosto do ano passado.
“Esta música foi escrita em Luanda, quando o país preparava-se para as eleições gerais de agosto de 2022, víamos uma certa tensão nos rostos dos angolanos e daí decidimos escrever esta canção, achamos que era preciso dizer aos angolanos que o país haveria de continuar depois das eleições e que há uma nova Angola por se descobrir e que a nova Angola não está nas coisas grandes, mas sim nas pequenas e é nas coisas pequenas que residem as grandes”, disse.
A interlocutora acrescentou que já tem cinco músicas, nomeadamente: ‘Achei a nova Angola’, ‘Sou Angolano’, ‘Levanta a cabeça’, ‘Hallelujah’ e ‘Ebube’ músicas gravadas na Inglaterra, onde trabalha com um produtor nigeriano residente naquele país.
Jeniffer Tavira revelou ainda que para além de ter as cinco músicas já gravadas, tem partições em músicas de artistas nigerianos que fazem muito sucesso pelo mundo fora.
Regressada ao país depois de um longo período de formação na República Popular da China, onde graduou-se em Biotecnologia pela Universidade de Wenzhou, Jeniffer Tavira tenciona dar continuidade à sua carreira musical com a realização de espetáculos para a promoção da sua música, bem como para a gravação da sua primeira obra discográfica.
Entretanto, as dificuldades materiais têm se apresentado como um empecilho para a carreira da jovem proeza das terras altas da Chela.
“Um dos meus objectivos agora que estou em Angola e no Lubango, em particular, é realizar espectáculos para que eu e a minha música sejamos conhecidas por todos, porque conhecem a música pela televisão, mas não imaginam quem será a autora da mesma.
Pretendo também gravar um CD, mas para o efeito preciso de patrocínio, porque acredito que sozinha não conseguirei, daí que peço o apoio de todos os angolanos”, afirmou.
Além do sucesso “Achei a Nova Angola” Jeniffer Tavira revelou que já tem uma outra música completamente acabada, com o título “Sou Angolano”.
Segundo explicou, o título da referida música, deve-se ao facto de muitos cidadãos nacionais tentarem recusar a sua nacionalidade em função das suas considerações sociais.
“A música tem esta missão de acalmar a alma aflita pelos mais diversos problemas da vida dos seres humanos, por isso, nas minhas letras procuro sempre trazer um pouco de alento para aqueles que se acham no fundo do posso, para aqueles que pensam que as oportunidades são apenas para outros” explicou.
Sobre a autora Jeniffer Priscila da Cunha Tavira, nasceu na província do Namibe aos 02 de Abril de 1996 e cresceu na cidade do Lubango, província da Huila, tendo iniciado a sua carreira musical na Igreja Metodista Unida.
No Lubango, notabilizou-se no coral “Arpa da Chela” mas foi na República do Quénia, onde aperfeiçoou a sua carreira musical.
Jeniffer Tavira é formada em Biotecnologia pela Universidade de Wenzhou, na Republica da China.
Com cinco músicas lançadas, agora está de volta com mais uma música que tem como título “Sou Angolano”.