Automobilistas na província do Cunene solicitaram, ontem, Terça-feira, ao Governo a reabilitação da estrada nacional 105, que liga a cidade de Ondjiva e a vila de Xangongo, no município de Ombadja
Este ano, o mau estado desta via esteve na base de dois acidentes que resultaram na morte de duas pessoas e um ferido grave. Em declarações à ANGOP, os automobilistas que exercem a actividade de táxi, manifestaram-se preocupados pelos inúmeros buracos que a via apresenta.
O taxista Adelino Xavier disse que a via encontra-se em mau estado de conservação, uma intervenção urgente é necessária para se evitar mortes por acidentes.
“Nós que circulamos todos os dias nesta estrada, levando vidas, estamos muito preocupados, uma vez que este ano já ocorreram dois acidentes devido aos buracos”, afirmou.
Para o taxista Pedro António, este cenário é propício para acidentes, quando se tenta desviar os buracos, sobretudo os motoristas que não conhecem bem a via.
Sugeriu que o governo provincial faça pelo menos trabalhos de tapa buraco na estrada, com massa betão.
Domingos Kalei disse que o perigo aumenta no período nocturno devido à escuridão.
“Todos os anos pagamos a taxa de circulação, essas verbas seria de bom grado canalizar na manutenção das vias, para se evitar o derrame de sangue”, referiu.
Vitorino Zua sublinhou que foi a partir de 2020 que começou a deteriorar-se a estrada, sendo que actualmente apresenta um estado preocupante.
Augura que o Plano Nacional de Salvação das Estradas venha a abranger também este troço, por ser o mais utilizado na província.
Governo projecta recuperação Em resposta, o director do gabinete provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos do Cunene, Édio José, disse que a intervenção na Estrada Nacional 105, desde Ondjiva à Cahama, está para breve.
Édio José explicou que além de um plano de conservação de estradas, do Instituto de Estradas de Angola INEA, foram adquiridas 2,4 toneladas de betuminoso, que aguardam transporte de Benguela para o Cunene.
Cunene tem uma rede viária fundamental estimada em 1.398,60 quilómetros e complementar de 514 quilómetros.
A província conta com 497 quilómetros de estrada asfaltada nos troços Cahama Otchinjau, Ondjiva-Ombala-Yo-Mungo, Cahama-Santa Clara e Omala-Cuvelai.