Quatrocentos e 24 mil, 900 dólares namibianos-NAD ( um NAD vale Kz 43 ), foram apreendidos na fronteira de Santa-Clara, província do Cunene, por violação ao limite estabelecido para circulação de moeda, de Angola para o exterior do país
O facto foi tornado público esta Segundafeira, pelo director de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, superintende-chefe Nicolau Tuvecalela, referindo que o valor foi encontrado em posse de um cidadão nacional de 22 anos de idade, quando pretendia transpor a fronteira em direcção ao país vizinho.
Acrescentou que o montante foi detectado durante o processo de revista protagonizado por efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, destacado naquele perímetro transfronteiriço, por violação às normas estabelecidas para o transporte de avultadas somas à revelia do fisco.
Fez saber que o referido cidadão encontra-se actualmente detido, enquanto decorrem os trâmites legais do processo e o valor apreendido encaminhado à Conta Única do Tesouro.
De acordo com o Código Penal, o suposto autor incorre no crime de fraude no transporte de moeda para o exterior, previsto e punível nos termos do nº 1 do artigo 464º.
Esta é a primeira apreensão de avultadas somas em moeda estrangeira, com destino à Namíbia, desde o princípio do ano em curso.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a República da Namíbia, destes 340 terrestres e 120 fluviais.