Mais de 500 moradores do bairro do Chiulo, na província do Cunene, beneficiaram, na semana passada, de consultas e rastreios grátis do cancro da mama, cancro da próstata e cancro do colo do útero, numa iniciativa da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), em parceria com o Clube dos Médicos.
No quadro do projecto de prevenção e controlo do cancro nas comunidades, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), no âmbito da sua responsabilidade social, ofereceu, no Cunene, propriamente no município de Ombanja, bairro do Chiulo, além dos rastreios do cancro da mama, cancro da próstata e cancro do colo do útero, consultas nas áreas de medicina geral, medicina interna, pediatria, oncologia, cardiologia, imagiologia e ginecologia e obstetrícia.
Foram atendidos um total de 512 pacientes, com idades compreendidas entre os 0 e 90 anos de idade, que fizeram testes rápidos de malária, HIV, hepatite B, ecografias, urina, PSA, teste rápido para sífilis, chikungunya, dengue, glicémia e verificação de grupo sanguíneo.
Os pacientes com suspeitas de cancro foram encaminhados aos hospitais de referência da província e no Instituto Angolano de Controlo do Cancro. Além das consultas, foram distribuídos medicamentos e produtos de higiene.