O comissário-geral, que falava no final de uma visita de dois dias à província de Benguela, disse que o Comando Geral da Polícia Nacional de Angola deu início a um processo de instalação de equipamentos tecnológicos de monitorização e controlo das fronteiras.
Citado pela Angop, salientou que o novo sistema tecnológico vai conferir maior eficácia às forças policiais no controlo das fronteiras angolanas, acrescentando que o mesmo já está a ser instalado na zona fronteiriça da província do Cunene, com a montagem dos primeiros postos de observação electrónica já conectados com transmissão de imagens.
O sistema, disse, estará conectado com o Comando da Polícia de Guarda Fronteira e o Comando Geral da Polícia Nacional de Angola, o que permitirá visualizar em tempo real todos os acontecimentos nas fronteiras. “Nos próximos dias, a montagem estará concluída na fronteira do Cunene”, garantiu, frisando o sistema será igualmente montado nas fronteiras de Cabinda e do Zaire, tendo os respectivos equipamentos já enviados a essas províncias.
Arnaldo Carlos afirmou que a segurança das fronteiras continua a ser uma preocupação do Comando Geral da Polícia Nacional de Angola (PNA) e que a instalação dos equipamentos tecnológicos está a ser efectuada por técnicos angolanos afectos a este órgão.