O director do gabinete de Estudos e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Alexandre Garreth, disse, ontem, em Luanda, que Angola prevê sair da produção anual de 8,72 milhões de quilates de diamantes para 17,53 milhões até 2027. Alexandre Garreth, que falava durante o Seminário de capacitação para Jornalistas Económicos e Profissionais da Comunicação, referiu que para atingir esta meta o sector prevê apoiar os produtores para aumentar a produção de diamantes e ouro.
A estratégia passa também pela execução dos projectos de prospecção e exploração de diamantes identificados até 2025 e optimizar a produtividade dos projectos diamantíferos a fim de se alcançar os níveis de produção programados e aproximar aos lugares cimeiros de produção mundial.
Angola quer celebrar a entrada em produção dos novos projectos de diamantes identificados até 2027 e a operacionalizar a Bolsa de Diamantes até 2026. No que diz respeito à produção de ouro, a perspectiva é que passe de 1,37 mil onças finas para 13,18 mil onças em 2027, com a reestruturação dos projectos existentes de produção e acelerar a construção da refinaria de ouro de Luanda, cuja conclusão está prevista para este ano.
Por sua vez, o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, disse que o Seminário de capacitação para Jornalistas Económicos e Profissionais da Comunicação no domínio da Mineração, tem como finalidade actualizar e reforçar conhecimentos e fundamentos básicos sobre o sector mineiro.
O sector quer que os jornalistas tenham conhecimento sobre políticas públicas, funcionamento das empresas de exploração mineira e o papel da concessionária nacional dos direitos mineiros. “Em Abril de 2018, realizámos o primeiro workshop destinado aos jornalistas sob o lema, “Conhecer o sector para comunicar melhor”.
De lá para cá várias outras actividades informativas e formativas têm sido levadas a cabo pelo Ministério e pelas empresas públicas e instituições tuteladas pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás”, lembrou.
O responsável sublinhou que o Ministério dos Recursos Minerais realiza, anualmente, encontros informais com jornalistas para passar em revista o sector e a possibilidade de esbater algumas dúvidas, com a finalidade de aumentar o conhecimento sobre a indústria extractiva. “É nosso objectivo que os profissionais da comunicação social, analistas e comentadores tratem com maior profundidade as matérias da área mineira nas suas peças jornalísticas”, disse.