Uma equipa multidisciplinar de Angola, chefiada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, participou, no Sábado, 7 de Outubro, em Kigali, República do Ruanda, na inauguração do Instituto de Pesquisa Contra o Cancro do Aparelho Digestivo (IRCARD-África).
De acordo com uma nota de imprensa citada pela Angop, a cerimónia inaugural do Centro IRCARD-África, contou com a presença do Presidente Paul Kagame, da Primeira-dama, Janette Kagame, e do embaixador de Angola no Ruanda, Eduardo Filomeno Bárber Leiro Octávio.
A presença da equipa multidisciplinar angolana no Ruanda visou visitar as unidades sanitárias de diferentes níveis, bem como efectuar trabalhos técnicos com as equipas ruandesas, responsáveis pelos modelos de financiamento no sentido de absorver experiência sobre modelos de financiamento à saúde, que não sejam do Orçamento do Estado (OGE), como seguros públicos, parcerias público-privadas e comparticipações.
A equipa multidisciplinar é composta por directores nacionais do Ministério da Saúde, cirurgiões com experiência em cirurgias minimamente invasivas, responsáveis pelos programas de formação, técnicos seniores dos ministérios das Finanças e Economia e Planeamento.