O nosso país foi convidado a participar na Cimeira Internacional das Cidades Geminadas, de 28 a 31 de Maio, na cidade de San António, Texas, EUA, onde faz-se presente uma delegação liderada pelo ministro da Administração do Território.
Mais de 250 delegados de vários países, entre os quais delegações ministeriais, vão abordar as oportunidades de colaboração, desafios comuns, melhores práticas internacionais sobre a geminação das cidades, potencialidades de negócios e outros assuntos, na Cimeira Internacional das Cidades Geminadas.
Segundo uma nota que chegou à redacção do jornal OPAÍS, no dia 28, o ministro do MAT, Dionísio da Fonseca, e o Mayor Ron Nirenberg, tiveram um encontro onde abordaram a questão da geminação entre cidades angolanas e a cidade de San Antonio e os interesses de investimentos mútuos.
O nosso país participa da cimeira à convite dos EUA e, na ocasião, o governante angolano agradeceu pelo convite. Faz parte da delegação de Angola nesta cimeira a administradora da cidade de Luanda, Milca Caquesse, bem como a governadora de Cabinda, Mara Quiosa.
O ministro partilhou com o Mayor alguns aspectos sobre o investimento de empresas norte-americanas em Angola, com realce para os sectores da energia, telecomunicações, logística e transportes.
Outrossim, disse que o nosso país desenvolve um programa de formação de quadros qualificados, que consiste em enviar estudantes para frequentarem cursos de mestrado e doutoramento nas melhores universidades do mundo, com realce para os EUA.
No âmbito da sua agenda, à margem da Cimeira, o ministro do MAT reuniu-se antes com o presidente do Board da Sister City International, Peter Svarzbein, com quem abordou, entre outros assuntos, o programa norte-americano sobre 500 geminações com África, bem como as oportunidades de expansão da cooperação de povo para povo.
Participaram no encontro, para além do ministro, a Cônsul Geral de Angola em Houston, Ana Paula do Nascimento e o Conselheiro da Embaixada de Angola nos Estados Unidos da América, Fernando Marques..