Campanhas de sensibilização para a prevenção da cólera estão a ser realizadas, no município de Ambaca, pelas autoridades sanitárias locais, em consequência do surto que afecta alguns países da África Austral.
Em declarações, ontem, Quartafeira, à ANGOP, o director municipal da Saúde, Inocêncio João José, disse que os técnicos do sector estão a aconselhar a população a redobrar os cuidados de higiene pessoal, do lar e das comunidades.
Os cidadãos estão ainda a ser orientados a lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, sobretudo, depois de usar a casa de banho e antes e depois das refeições, assim como ferver a água para beber.
Apelou a população a estar atenta aos sintomas e dirigir-se a uma unidade sanitária nos primeiros sinais da doença, que é contagiosa.
Explicou que as autoridades sanitárias estão a realizar esta acção, principalmente, porque o município faz fronteira o Uige, província limítrofe com o Congo Democrático.
Esta também na base da campanha, a realização da feira regional que acontece todas às Sextas-feiras, em Camabatela, sede do município.
No entanto, o sector de Saúde Pública no município alertou para as condições de saneamento básico do meio, por falta de aterros sanitários e de contentores.
Segundo as autoridades, há cada vez mais amontoados de lixo na municipalidade e nesta época a água das chuvas mistura-se com a das cacimbas, consumida pela população.