Depois do município de Viana e Icolo e Bengo, agora é a vez do Kilamba Kiaxi, onde os alunos da 7.ª à 9.ª classe vão beneficiar de bolsas de estudo e bónus escolares. O valor de 70 mil kwanzas do programa apenas vai beneficiar as raparigas, tendo em conta que facilmente abandonam o sistema escolar
Os alunos do 1.º ciclo do ensino secundário (7.ª a 9.ª classe), do município do Kilamba Kiaxi, beneficiarão de um novo programa de bolsa de estudo e bónus em que serão disponibilizados 70 mil kwanzas especificamente para as raparigas, com objectivo de as incentivar a estudar, e 35 mil Kz aos rapazes, para assegurar as despesas do ano lectivo.
“Apenas as raparigas vão beneficiar de 70 mil kwanzas de forma a incentivar a permanência na escola, isto porque são as que mais desistem da escola com maior facilidade, em função da responsabilidade que acarretam. Algumas engravidam de forma precoce, outras cuidam dos irmãos mais novos, por isso vão receber [esse valor]”, frisou Félix João, director municipal da Educação. Caso um dos beneficiários venha a desistir ou reprovar, automaticamente perde a bolsa.
Félix João referiu que o programa para o incentivo escolar não será apenas para os alunos do I ciclo do ensino secundário, pois será estendido também à Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, os que se encontram no programa de alfabetização serão igualmente contemplados com bolsas de estudos. Para o êxito do programa, já foram formados técnicos, os nomes dos beneficiários já foram seleccionados e, em breve, começam as inscrições dos alunos para o programa.
Para testemunhar o acto, deverão estar presentes os encarregados de educação, os alunos, o soba da região, representante da administração municipal e os técnicos de educação. As forças da Polícia também ficarão no local para manter a ordem. A nível do município do Kilamba Kiaxi, existem 31 escolas públicas, 24 público-privadas ou de convénio e 362 escolas privadas, perfazendo um total de 417 escolas.