Um técnico em agronomia, de 43 anos, foi detido em Malanje, por ter burlado 20 milhões de kwanzas e uma empresa que precisou dos seus préstimos para o investimento no sector agrícola.
O técnico, que responde pelo nome de Luís Gonçalves Franco, de 43 anos de idade, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal em Malanje, por inter- médio dos seus Departamentos de Fraudes Financeiras, Fiscais e Operações em coordenação operativa com o SIC/Luanda, por estar implicado no crime de burla.
Segundo o porta-voz do SIC- Malanje, Augusto Barros André, o crime ocorreu no ano de 2020, quando o cidadão se identificou como técnico agrónomo, e que entendia de fabrico de estufa com finalidade de preparação de sementes. Desta forma, o acusado celebrou um contrato com uma empresa ligada ao ramo da agricultura, localizada no município de Kiwaba-Nzoji, facto que levou esta a disponibilizar um total de 20 milhões.
Para tristeza do dono da empresa, até à data não foi cumprido o acordado e o implicado pôs-se em fuga. “Os efectivos do SIC/Malanje, após tomarem conhecimento da ocorrência, desencadearam acções investigativas que culminaram com a localização e consequente detenção do implicado. O suspeito é formado em agricultura de inteligência e é empresário. Foi encaminha- do ao Ministério Público para os trâmites que se impõem”, disse.