Uma adolescente de 16 anos de idade sobreviveu a um ataque de jacaré, na aldeia de Vilumba, no Cuchi, província do Cuando Cubango.
Em declarações, ontem, à imprensa, o porta-voz do Serviço de Bombeiro e Protecção Civil do Cuando Cubango, agente bombeiro Albano Cutarica, explicou que a vítima foi surpreendida pelo animal, no Sábado, quando se encontrava a fazer pesca artesanal, na companhia de outras três adolescentes.
O responsável destacou a rápida intervenção das pessoas que se encontravam nas imediações do rio Cubango, que atiraram vários objectos ao bicho, como paus e pedras, para afugentá-lo e assim salvar a jovem.
A menina sofreu ferimentos graves nos membros inferiores e encontra-se a receber tratamento no hospital municipal do Cuchi.
O seu estado de saúde é estável.
O porta-voz do Serviço de Bombeiro e Protecção Civil informou ter registado de Janeiro à presente data oito óbitos e três ferimentos, resultantes de 11 ataques de jacarés, maioritariamente ocorridos no município do Cuangar, Menongue e Cuchi, bem como um de hipopótamo registado no Diríco.
O agente bombeiro Albano Cutarica informou ainda que de Janeiro à presente data os Bombeiros registaram já 12 casos de afogamento que resultaram todos em óbitos, na província do Cuando Cubango.